COVID-19, Dicas de saúde

Saiba as novas regras para uso de máscara em Curitiba

Desde o dia 17 de março, o uso de máscaras já vinha sendo flexibilizado, deixando de ser obrigatório em espaços abertos e para crianças menores de 12 anos.

A partir do dia 29 de março, através do decreto municipal 420/2022, o uso da proteção respiratória passou a ser liberado para toda a população tanto em ambientes abertos quanto fechados. Decisão tomada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A obrigatoriedade, entretanto, permanece para pessoas com sintomas respiratórios, tanto em locais abertos quanto fechados, assim como em locais que prestam serviços de saúde como unidades de saúde, hospitais, consultórios, clínicas, farmácias e laboratórios. Nesses espaços, o uso da máscara continuará sendo exigido. Da mesma forma, os profissionais da saúde permanecem com a utilização da proteção respiratória no exercício de suas atividades.

Outro ponto é de que todos os estabelecimentos devem permanecer cumprindo o Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social de Curitiba e as orientações, protocolos e normas da Secretaria Municipal da Saúde, disponíveis em www.saude.curitiba.pr.gov.br, para a prevenção da contaminação e propagação do novo Coronavírus,

Apesar de não obrigatório, a SMS recomenda ainda a utilização da máscara por pessoas imunossuprimidas e pela população em geral durante o uso de transportes coletivos, por exemplo. Vale lembrar também que a liberação não proíbe quem preferir manter o uso da proteção em locais onde há pouco distanciamento social.

Artigo AnteriorPróximo Artigo