Janeiro Branco

Janeiro Branco: a importância da saúde mental

O Janeiro Branco é um movimento social que surgiu em 2014 e é promovido por um Instituto de mesmo nome que se dedica à construção de uma cultura que preza pelas necessidades relacionadas à manutenção da Saúde Mental da humanidade.

Por ser o primeiro mês do ano que traz um momento de reflexão sobre a vida, as relações e os nossos propósitos, Janeiro foi escolhido para representar esse movimento. Assim como a cor branca que simboliza uma folha ou tela em branco, onde pode-se projetar, escrever ou desenhar o que se deseja concretizar a partir deste momento.

Com o tema deste ano de 2023: “A vida pede equilíbrio!”, a campanha promove ações e reflexões por meio de palestras, palestras-relâmpago, oficinais, cursos, workshops, entrevistas para mídia, lives, caminhadas, rodas de conversa e abordagem de pessoas, para falar sobre a importância da Saúde Mental e Emocional.

Tendo como objetivo gerar conscientização e alertar sobre os cuidados, a fim de promover a preservação de doenças decorrentes do estresse e transtornos mentais como depressão, ansiedade e pânico. Assim como quebrar tabus; orientar os indivíduos; e inspirar as autoridades a respeito dessas questões, incentivando políticas públicas que promovam a Saúde Mental na sociedade, na vida das pessoas e das instituições sociais.

Algumas práticas como fazer atividade física; manter uma alimentação saudável; ter um sono de qualidade; se hidratar; cultivar bons relacionamentos consigo mesmo e com os outros; influenciam na manutenção do nosso bem-estar e da nossa saúde mental.

Por isso, é essencial se atentar a comportamentos autodepreciativos como insônia ou sono irregular; queda de energia; alterações incomuns no apetite; mudanças repentinas de humor; perda de interesse por atividades antes prazerosas e relevantes; falta de sentido na vida; incapacidade em cumprir suas obrigações; falta de concentração e raciocínio lento; entre outros, que sinalizam o momento de parar, olhar para si e se cuidar.

Sabendo disso e de que você não está sozinho e pode sim ter ajuda, busque um profissional da área para atendimento particular ou na Unidade Básica de Saúde onde você reside. E assim, possa identificar e melhorar o seu quadro, proporcionando a você mesmo mais qualidade de vida, propósito, leveza e saúde.

Artigo AnteriorPróximo Artigo