O mês de dezembro, conhecido como Dezembro Laranja, foi escolhido para realização da campanha, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), tendo como mensagem central de 2022 “Não espere até sentir na pele”.
Ela reforça a importância dos cuidados contra o câncer de pele, promovendo a conscientização a respeito dos riscos, orientando à população sobre hábitos de proteção solar e realização de visitas ao dermatologista.
Neste ano, a campanha promoveu atendimentos presenciais e gratuitos em cerca de 100 centros cadastrados e espalhados pelo Brasil, no último dia 3 de dezembro.
Responsável por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil e com registros de cerca de 185 mil novos casos por ano, é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, devido à exposição solar excessiva e sem proteção.
Dependendo das camadas que foram afetadas, o câncer de pele pode ser classificado como carcinomas (basocelulares ou espinocelulares), considerados os mais comuns e com baixa letalidade; e melanoma, o tipo mais agressivo e letal.
Pessoas de pele clara; com pintas e manchas; idosos; àquelas que se expõem muito ao sol e as que tem histórico familiar, são consideradas grupo de risco.
Assemelhando-se a pintas, eczemas ou outras lesões benignas, alguns dos sinais e sintomas do câncer de pele são:
- Surgimento de uma lesão da pele de aparência elevada e brilhante, que pode ser translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com uma crosta central e que sangra com facilidade;
- Surgimento de pinta preta ou castanha que muda de cor e/ou textura, tornando-se irregular nas bordas e que apresenta crescimento;
- Permanência de mancha ou ferida que não cicatriza e aumenta de tamanho, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramentos.
Assim, para se prevenir é essencial adotar os seguintes hábitos:
- Evitar a exposição excessiva à radiação solar, composta pelos raios UVB e UVA, principalmente entre o período das 10h e 16h;
- Utilizar protetor solar diariamente, inclusive em dias nublados;
- Proteger bem as áreas que possuem tatuagens;
- Usar bonés, chapéus, e óculos de sol em dias ensolarados;
- Realizar o acompanhamento anual e periódico com um dermatologista para monitoramento de manchas, pintas e sinais que podem identificar o câncer de pele.
Lembre-se, você é o principal responsável por sua saúde e com medidas simples pode evitar diversas doenças como esta.
Cuide-se e preserve seu bem-estar sempre que possível!