O Novembro Azul é um mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, considerado o segundo mais comum entre os homens.
Sendo o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro, a iniciativa do movimento “Novembro Azul” surgiu em 2003 na Austrália, e desde 2008 é realizado no Brasil.
Tendo como símbolo um laço azul, ao longo de todo o mês de novembro, o Ministério da Saúde aborda através de ações como palestras, campanhas de mídia e eventos de arrecadação de fundos, a saúde do homem como um todo, os incentivando a buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde para realização do exame preventivo.
Na maioria das vezes, assintomático em sua fase inicial, o câncer de próstata pode apresentar sintomas como: dificuldade e/ou dor ao urinar; presença de sangue na urina ou no sêmen; e desconforto na região pélvica.
Entre as possíveis causas estão fatores hereditários como histórico familiar e genética, assim como idade avançada e obesidade.
A cura do câncer de próstata é garantida através do diagnóstico precoce. Por isso, o exame de prevenção é de suma importância, principalmente para homens a partir de 45 anos que possuem fatores de risco, ou homens de 50 anos sem esses fatores.
Realizado através do toque retal, onde o médico avalia alterações da glândula – conhecida como próstata, assim como seu endurecimento ou presença de nódulos suspeitos, e através do exame de sangue PSA.
Em caso de suspeita do câncer de próstata, outros exames como biópsias e ultrassonografia podem ser solicitados para confirmação do diagnóstico.
O tratamento do câncer de próstata depende do estágio do câncer e do estado de saúde atual do paciente, e é oferecido pelo SUS em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos e procedimentos cirúrgicos.
Para ajudar a reduzir o risco desta e de várias outras doenças, é essencial manter um estilo de vida saudável, com dieta equilibrada e atividade física. Por isso, lembre-se sempre de cuidar bem da sua saúde!