Anteriormente comemorado no dia 27 de setembro, desde 2007, o Dia Nacional do Idoso passou a ser comemorado em 1º de outubro, em razão de ter sido nesta data, em 2003, instituído o Estatuto do Idoso, pela Lei nº 10.741/2003, uma legislação que dispõe os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos.
Além de homenagear, o objetivo é conscientizar a sociedade sobre as necessidades e direitos das pessoas idosas, incentivando o respeito e práticas, por meio de políticas e estratégias, que garantam um envelhecimento saudável com qualidade de vida e dignidade. Assim, a data é uma reflexão sobre a situação do idoso na sociedade ligada às questões de saúde, convívio familiar, abandono, alimentação, trabalho, etc.
Além do dia, há também a Semana da Pessoa Idosa, instituída pela Lei nº 9.649/2021, e comemorada anualmente na última semana de setembro até 1º de outubro. Durante esse período são realizadas, de acordo com o calendário de cada munícipio, palestras, workshops e demais atividades direcionadas a todo público sobre as diversas questões que envolvem o envelhecimento.
Em Curitiba, por exemplo, neste ano, a Prefeitura juntamente com a Fundação de Ação Social (FAS) – responsável pelo atendimento às pessoas idosas em situação de risco e vulnerabilidade social – e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI) vêm realizando uma campanha de valorização dos idosos com ações que teve início em 15 de junho, no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, e seguiu pelos dias 23 de julho, em comemoração ao 3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos; em 10 de setembro, com relação ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e ao Setembro Amarelo para lembrar que amor e cuidado são essenciais no auxílio da saúde mental de pessoas idosas; em 21 de setembro, no Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer; e vai até 1º de outubro, no Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso.
Garantir uma cidade com espaços inclusivos e serviços dignos é primordial, por isso se atente aos direitos das pessoas idosas, e conte com a Home Care Salus para o auxílio dos cuidados, através do atendimento domiciliar e de cuidadores de idosos, em turnos de 6h, 12h, 24h ou procedimentos, onde são desenvolvidas atividades que promovem a manutenção e melhoria da qualidade de vida dessa população.