O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização, decorrente de um movimento que começou a surgir nos anos 90 e desde então é realizado anualmente durante todo o mês de outubro em diversos países do mundo, tendo como símbolo o laço cor de rosa.
No Brasil, as campanhas começaram a acontecer em 2002, sendo instituída por lei federal em 2018.
A data tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama – o segundo tipo de câncer que mais afeta as mulheres e o que mais leva a óbitos – assim como compartilhar informações, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.
Decorrente do desenvolvimento anormal das células da mama que se multiplicam, o câncer de mama tem como principais sintomas:
- Aparecimento de um caroço (nódulo) fixo, endurecido, e geralmente indolor;
- Alterações no bico do seio;
- Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
- Pequenos nódulos no pescoço ou axilas;
- Pele da mama vermelha ou parecida com uma casca de laranja.
Por isso, o autoexame é essencial para ajudar a identificar alguma anormalidade e assim buscar um profissional de saúde que irá orientar sobre a realização de exames como ultrassom das mamas ou mamografia, e caso diagnosticado, possibilitar o início do tratamento o quanto antes.
Quando a mamografia aponta para suspeita de câncer de mama, por exemplo, é coletada uma amostra da lesão através de biópsia para análise e diagnóstico.
Já como causas para o surgimento da doença podem estar relacionados fatores genéticos/hereditários; hormonais; ambientais e comportamentais.
Como forma de prevenção, todas as mulheres a partir de 50 a 69 anos são orientadas a realizar a mamografia a cada 2 anos, mesmo sem apresentar sintomas.
E assim como para evitar diversas doenças, é essencial manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e não fumar. Por isso, cuide-se sempre! Afinal, você é o seu maior bem.