Enfermagem

Atendimento e tratamento de feridas em enfermagem

Uma das especialidades na área de Enfermagem é o tratamento de feridas crônicas, sendo as mais comuns as úlceras vasculogênicas (venosas, arteriais ou mistas); pé diabético; lesão por doenças autoimunes; estomas; feridas oncológicas; além de feridas por pressão e feridas pós-operatórias.

Esses diversos tipos de feridas podem ser classificadas como lesões superficiais ou profundas, e dentre as causas podem estar acidentes, hereditariedade, doenças pré-existentes ou fatores de riscos, entre outros, por exemplo.

Assim, as feridas são lesões que podem aparecer na pele, córnea, músculos, tendões, mucosas e ossos, e ao destruir camadas importantes do nosso corpo, abrem espaço para a entrada de bactérias e fungos, que se não tratadas, podem ocasionar uma grave infecção.

No atendimento Home Care Salus, o profissional de enfermagem é qualificado para prestar o atendimento e realizar o tratamento adequado para cada tipo de ferida. Sendo assim, responsável por:

  • Avaliar o tipo de ferida e a causa;
  • Decidir qual o melhor tratamento, levando em consideração a área de abrangência e extensão da lesão, além do aspecto da área adjacente, do aspecto da lesão, da presença de exsudato, de dor e de infecção;
  • Efetuar a limpeza, aplicação de coberturas adequadas, realização de procedimentos específicos, e curativos;
  • Preencher o prontuário, acompanhando a evolução da ferida e sua cicatrização até a cura completa.
Artigo AnteriorPróximo Artigo